Quem Somos
Nossa História
Capacitar por meio da Educação
Há mais de 60 anos Leo Passage, o fundador da Pivot Point, se fascinou com a mais celebrada escola de arte da modernidade, a BAUHAUS. Os objetivos da escola o inspiraram: ensinar aos artesãos como desenvolver suas habilidades e recursos para atingir novos degraus da criatividade artística, proporcionando-lhes uma formação superior.
Em 1962, Leo Passage reuniu acadêmicos do curso da Faculdade de Belas Artes de Chicago, especialistas em Arte e Design e grandes profissionais cabeleireiros criadores de tendências de todo o mundo, para criar a filosofia do Design de Cabelos e a desenvolver seu próprio método educacional – que depois evoluiria ao sistema Pivot Point. Assim como na filosofia BAUHAUS, o sistema educacional Pivot Point afirma que o design de cabelos precisa ser funcional e com resultados previsíveis.
A habilidade de se prever o resultado desejado de um design está fundamentada no conceito de que cada design tem elementos básicos, que podem ser manipulados para produzir uma variedade de efeitos. Esta teoria foi fundamental para aprender a ensinar não apenas os “comos” do design de cabelo, mas também os “porquês” de cada passo.
Ao dar aos alunos esta noção do quê fazer nas decisões de design, Leo e sua equipe de educadores fugiram dos métodos de ensino tradicionais, permitindo aos seus alunos criar confiança e independência como designers. Hoje, o Método Pivot Point forma e atualiza profissionais cabeleireiros como hair designers em mais de 70 países do mundo.
A Pivot Point no Brasil
Desde 2003 a Pivot Point oferece no Brasil cursos com todo embasamento científico desenvolvido internacionalmente pelos centros de graduação, redes de escolas e núcleos de pesquisa Pivot Point.
Contamos com três Centros de Aperfeiçoamento:
- São Paulo (SP): Alameda Campinas, 256 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
- Curitiba/Colombo (PR): Av São Gabriel, 481 – Colombo/PR
- Rio de Janeiro (RJ): Rua da Quitanda, 30 – Centro
Além destes espaços, nossos cursos acontecem em outras localidades, proporcionando a flexibilidade de forma itinerante.
Método
de Ensino
Ver, Pensar, Criar e Adaptar como um Designer
O Diferencial da Pivot Point está em sempre explicar o por quê de todas as técnicas e enfoques, e não apenas o como. Quando um cabeleireiro aprende o por quê de realizar um corte, coloração, penteado e etc., possui um entendimento claro de todo o processo, os resultados são adaptados a cada cliente, tornando a entrega de seu trabalho mais criativa e original.
Ver como um Designer é conquistar a habilidade de observar e absorver inspiração de qualquer fonte. Significa focar a atenção do aluno aos detalhes do design.
Pensar como um Designer se refere à organizar o pensamento de forma analítica.
Criar como um Designer é sobre desenvolver habilidades e técnicas para executar, planejar e gerar resultados previsíveis.
Adaptar como um Designer tem a ver com a composição e a personalização do trabalho focando na adequação a cada cliente.
Usados nesta ordem, estes quatro pontos-chave permitem aos alunos aperfeiçoarem suas habilidades e se tornarem relevantes às necessidades e demandas dos salões contemporâneos.
Nossos
Educadores
CAMILA SALLES
Educadora desde 2013, profissional da beleza no Salo Seu Clube, em Taubaté (SP). Em 2019, participou da criação, desenvolvimento e execução de uma coleção da Pivot Point Internacional. Também foi destaque no Keune Awards 2022 como vencedora da etapa Brasil na categoria Signature Style, na qual usou habilidades inovadoras para criar um visual moderno e criativo.
ELTON NUNES
Educador desde 2003, profissional da beleza no Salo Visage, na Lagoa (RJ). Em 2017, foi convidado pela Pivot Point Internacional para se apresentar no Simpósio Internacional de Beleza, no México.
EDUARDO MUSLERA
Começou sua atuação como barbeiro em 2015, após abrir sua própria barbearia em um container no quintal de casa. É vencedor do prêmio Keune Hairstylist Awards 2023 e Educador no Barber Edition da Pivot Point.